A origem da camiseta e os acontecimentos que a tornaram um ícone no mundo todo.

A ancestral da camiseta teve sua origem no império romano, mas o modelo que mais se assemelha ao que conhecemos na atualidade surgiu muito tempo depois, na era medieval.

Mas, desde o início a camiseta já reunia as principais características que a transformaria num item de vestuário presente no mundo todo.

Continue lendo e conheça os detalhes da história da camiseta…

Rome HBO DVD Polly Walker Kerry Condon Kevin McKidd Ray Stevenson James Purefoy

a-mais-completa-historia-da-camiseta-cool-tees-a-tunica-romana

Acima, a túnica romana e o símbolo da 13º coluna, utilizado pelo personagem na série ROMA produzido pela HBO.

a-mais-completa-historia-da-camiseta-cool-tees-roma

Com o passar dos tempos, já na Idade Média, a camiseta passou a ser utilizada como roupa íntima e eram confeccionadas em lã, linho ou seda com uma modelagem simples semelhante à letra “ T “ e serviam como proteção ao corpo, para que as camadas mais grosseiras do vestuário superior não irritassem a pele. Outra finalidade importante era reter o suor, uma vez que a sociedade considerava o corpo e suas secreções como pecaminosas.

Acreditavam também que quando essa peça do vestuário era exibida em público, simbolizava a humildade, como exemplificado aqui na obra de Henri Chapu, Joana D’arc em Domrémy, 1870/1872 , da coleção do Museu d’Orsay, Paris.

a-verdadeira-historia-da-camiseta-e-sua-origem

Versátil, em outros momentos simbolizavam o oposto: acreditava-se que poderiam ser impregnadas de poderes especiais, como a Camiseta Talismã, com grafismos – Séculos XV / XVI

a-mais-completa-historia-da-camiseta-cool-tees-idade-media

a-verdadeira-historia-da-camiseta-e-sua-origem-2

Acreditava-se que esta camiseta era um talismã impregnada de poderes protetores e que deveria ser usada por baixo da armadura durante as batalhas. Sua superfície é decorada com pinturas em forma de quadrados, medalhões e abutres, além de 99 inscrições com o nome Deus pintados em ouro sobre um fundo alaranjado. Um painel no centro contém uma proclamação em ouro afirmando: “Deus é o misericordioso, o compassivo.” Produzida em algodão, tinta e ouro, estima-se que foi utilizada entre o final do século XV e o início do século XVI no norte da Índia e atualmente está em exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque.

Ainda hoje as camisetas estampadas continuam proporcionando a sensação de empoderamento, ao utilizamos esse poderoso meio de comunicação para expressar nossas opiniões nas mais diversas áreas, desde políticas, religiosas, artísticas ou preferencias musicais. Podemos “vestir” uma opinião e mostrar pra todo mundo, uma espécie de superpoderes com capacidade de unir, dividir, mudar ou transformar a sociedade.

O desenvolvimento das técnicas de impressão em serigrafia ( Silk Skreen ) contribuiu muito para o crescimento do consumo de camisetas.

O processo de impressão desenvolvido na China continental durante a Dinastia Song, por volta do ano 1000 DC, mantem até hoje a mesma metodologia criada naquela época.

A-historia-da-camiseta-cool-tees-serigrafia

Nessa região da Asia, a seda ( tecido utilizado para a gravação de telas) era muito acessível e isso foi um fator importante para a criação dessa tecnologia de impressão.

Embora tenha sido criado originalmente na China, essa técnica de impressão foi patenteada pela primeira vez em 1907 na Inglaterra, fato que contribuiria dezenas de anos depois, nos anos 60, para a explosão de consumo das camisetas. Essa parte da história da camiseta você pode conhecer clicando aqui e continue lendo sobre como a camiseta se transformou no que é hoje e quais os principais fatos que fizeram dela um ícone da moda no mundo todo.

É interessante observar que a ancestral da camiseta já tinha as principais características que a transformariam num ícone na história da moda centenas de anos depois:

  1. Um formato simples, em forma da letra ” T “ com potencial para produção em larga escala, atendendo a uma população cada vez maior. A propósito, a letra “T” originou o nome em inglês, T-shirt.
  2. Versátil e democrática, que dependendo do tipo de tecido que era confeccionada poderia atender a todas as camadas socioeconômicas da população.
  3. Uma base perfeita para a aplicação de estampas que num sentido figurado também são impregnadas com superpoderes conforme as mensagens que desejamos transmitir através das imagens ou palavras impressas em sua superfície.
  4. Centenas de anos mais tarde, o uso desse item no vestuário das forças armadas teriam novamente um papel importante na história da camiseta, contribuindo para que essa simples roupa de baixo se propagasse no mundo todo.

Após a Idade Média, a revolução industrial e o crescimento do comércio, assim como as explorações coloniais na produção de matérias-primas e o trabalho escravo, garantiram a disseminação maciça de produtos de algodão.

a-mais-completa-historia-da-camiseta-cool-tees-revista-life

A história da camiseta: como surgiu um ícone do vestuário

Gostaria de acrescentar algo ? Conta pra gente, entre em contato !

Para saber mais, conheça também: