História: Como Surgiu a Camiseta

A camiseta surgiu como roupa de baixo após o início da revolução industrial no século XVI e após passar centenas de anos “escondida” como roupa íntima, passou a ter suas primeiras aparições em publico a partir do século XX.

A camiseta se tornou um símbolo de Rock’n Roll e do comportamento rebelde e posteriormente atingiu seu status de maior valor ao ser consagrada como um ícone da moda e luxo fazendo parte das coleções das principais grifes e nomes da moda.

Continue lendo e veja em ordem cronológica os acontecimentos que trouxeram a T-SHIRT até nós…

História da camiseta na revolução industrial:

A tecnologia de tecelagem evoluiu e a produção ficou mais eficiente durante a revolução industrial na Inglaterra no século XVI e logo o uso de peças de algodão tornaram-se comuns ao mesmo tempo em que a sociedade aumentava seu interesse em higiene pessoal e os preços ficaram cada vez mais baixos, tornando-se acessíveis para todas as classes sociais.

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A palavra T-Shirt entra no dicionário

O inicio exato da camiseta é difícil de especificar porque a definição de “T-Shirt” , camiseta em inglês, só entrou no dicionário Oxford em 1920, apesar de existir por uma década ou mais antes disso.

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Deixando de ser roupa de baixo e começando a ser mostrada em público

No início, as roupas íntimas cobriam todo o corpo, mas em algum momento essa peça de vestuário foi separada em duas partes: uma cobrindo a parte de cima e outra, a de baixo.

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Segundo a maioria de historiadores, a versão mais moderna da camiseta, a que deixou de ser uma roupa intima e passou a ser mostrada em publico, surgiu nas forças armadas dos Estados Unidos, provavelmente na Marinha, entre o final de 1800 e inicio de 1900. A Marinha Francesa também registra nessa mesma época o uso desse item no vestuário militar.

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Uma variedade de roupas intimas, com e sem mangas, foram lançadas na virada do século e durante a primeira guerra mundial os militares dos EUA passaram a usar as peças de vestuário mais se assemelham às camisetas brancas de algodão branco que usamos atualmente.

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Essas peças passaram a ser comercializadas no início dos anos 30.

Tornando-se um objeto de desejo

Logo em seguida, em 1932, estudantes universitários roubam camisetas do time de futebol da University of Southern California, que havia mandado imprimir “Property of USC” nas roupas de treino dos atletas. Os alunos queriam comprar as camisetas mas não estavam disponíveis.

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Em 1934 é lançado o filme estrelado por Clark Gable, “It Happened One Night”, onde o astro deixa aparecer parte de sua camiseta em uma das cenas.

Em 1938 a loja de departamentos Sears lança uma camiseta por 24 centavos chamada de “camisa de marinheiro” e era anunciada como uma peça de vestuário que poderia ser usada como roupa de baixo ou externa mesmo.

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Em 1939 é a primeira vez em que uma camiseta estampada aparece nas telas de cinema. Foi no filme “O Mágico de Oz”, quando os operários encarregados de empalhar o Espantalho usam uma camiseta verde com a palavra “Oz” estampada em branco.

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Mas elas tornaram-se ainda mais populares durante a Segunda Guerra Mundial, quando a mídia dos EUA começou a divulgar imagens de soldados e marinheiros usando camisetas, e assim dando inicio ao processo em que ela atingiria seu status icônico.

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Em 1942, uma das primeiras camisetas estampadas aparece na capa da revista LIFE, destacando a logomarca da escola militar americana, The Air Corps Gunnery School.

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Essa exposição, transformou a camiseta num símbolo para os jovens.

( fotos usa )

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Em 1948 surge a primeira camiseta utilizada na comunicação de uma campanha política, quando o governador Thomas E. Dewey, de Nova York, lança uma camiseta com os dizeres “Dew-it-with-Dewey” concorrendo nas eleições presidenciais.

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Em 1950, com o sucesso do Mickey Mouse, uma empresa americana com sede em Miami, chamada Tropix Togs, adquire o licenciamento exclusivo da Disney para comercializar camisetas com o personagem estampado em suas peças, dando origem ao uso comercial da camiseta estampada e uma nova forma de publicidade.

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Hollywood: em 1951 é a vez do cinema impulsionar o consumo das camisetas, quando Marlon Brando aparece usando uma camiseta branca no filme “Streetcar Named Desire” ou “Um Bonde Chamado Desejo” em português.

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E consolidado por James Dean no filme “Rebel Without a Cause”, em 1955.

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Com a consagração da clássica camiseta branca, surgiu aqui o ícone da moda, pronta para iniciar uma nova etapa em sua história com aplicação de design gráfico através de estampas em serigrafia.

Uma tela em branco, democrática e amada pelos jovens, conquistou um poder de comunicação que atraiu as gravadoras de discos, que passaram a usar essa plataforma para divulgar as bandas de Rock que estavam surgindo. Foi uma associação perfeita, somando forças que resultaram num crescimento mútuo.

A década seguinte, nos anos 60… a era do Rock’n’Roll e as camisetas estampadas.

Veja aqui como o consumo de camisetas explodiu na década de 1960 quando se tornou uma plataforma perfeita para a expressão política, artística e todos os movimentos culturais.

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