A História da Camiseta – um ícone

T-Shirt: 100 Anos de Arte, Música, Cultura e Subversão.

A história da camiseta inicia na era medieval como roupa de baixo e ganhou proporção após a revolução industrial, passou por aprimoramentos na modelagem até começar a ser exibida em público no início de 1900 pela Marinha dos Estados Unidos, e posteriormente ganhando popularidade com o Cinema, Revistas e Rock’n Rool.

Democrática e simples, a camiseta  é uma tela em branco que oferece infinitas possibilidades de personalização, o que a tornou uma plataforma poderosa para a expressão política e artística, participando de todos os movimentos culturais a partir dos anos 60.

Veja aqui uma biografia histórica da camiseta com destaques que incluem itens da coleção privada de Vivienne Westwood, edições raras e de grandes nomes da moda, estampas que marcaram época abordando temas como rock, liberdade sexual, política e questões climáticas.

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Vivienne Westwood na exposição de sua coleção de camisetas em Londres, em 2018.

A era do Rock’n Roll nos anos 60

Amada pelos jovens, camiseta conquistou um poder de comunicação que atraiu as gravadoras de discos, que passaram a usar essa poderosa plataforma para divulgar as bandas de Rock que estavam surgindo.

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Os Beatles deram início à era do Rock’n Roll nos anos 60 e a música consagrou a camiseta estampada como um símbolo “cool” entre os jovens. O consumo de camisetas explodiu.

À medida que os anos avançam para a década de 70, surgem novas bandas e seguindo o mesmo caminho utilizando as camisetas para se promoverem.

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A famosa lambida dos Rolling Stones, um dos símbolos mais famosos do século XX.

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O estilo Tie-Dye surgiu no dos anos 1960 com a moda do movimento hippie, uma estampa psicodélica que é utilizada até hoje.

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Durante o icônico festival woodstock de 1969, Tie-Dyes estavam por toda parte, consolidando seu lugar na história da camiseta.

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Na mesma época havia o movimento Faça Amor Não Faça Guerra, com camisetas estampadas com o símbolo da Paz, pedindo o fim da Guerra no Vietnam.

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Em 1977 foi lançada uma campanha para aumentar a popularidade da cidade de Nova Iorque, a Big Apple, e a estampa criada pelo designer Milton Glaser se tornou um ícone.

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Já nos anos 80, veio a febre de usar as camisetas de marcas esportivas e de vestuário ostentando seus grandes logotipos.

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Com a ascensão da MTV, a música passa a ter uma forte presença visual e os fãs desejavam expressar suas preferencias por seus artistas pop favoritos.

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Na mesma época, a cultura do surf e skate do sul da Califórnia estava crescendo. Marcas como a Stussy, Billabong, Quiksilver e Maui & Sons ganharam destaque impulsionadas pelo comercio de camisetas e espalharam o estilo de vida da costa oeste para o mundo todo.

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Interessante observar que à medida que o novo milênio se inicia, as camisetas antigas dos anos 60 e 70 eram encontradas em feiras mercado-de-pulgas ou nos sótãos e armários de pais e avós, despertando o interesse dos jovens para utilizá-las como itens colecionáveis.

Flea-Market

Seguindo essa tendencia de consumo, a industria desenvolveu tecidos stone-washed e aplicação de estampas com visual desgastado para recriar o Estilo Vintage dessas peças cobiçadas.

Das ruas às passarelas

A camiseta é consagrada como um ícone do vestuário e passa a fazer parte essencial das coleções dos grandes nomes da moda.

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E enfim, ao comemorar 100 anos de história em 2018, a camiseta ganha uma exposição em Londres.

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Esperamos que tenha gostado dessa matéria e que tenhamos conseguido compartilhar com você essa nossa paixão pela camiseta.

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